Goiaba

– Propriedades Nutricionais: Além de ser riquíssima em vitamina C, a goiaba apresenta também vitamina A e vitaminas do complexo B (principalmente Niacina). A sua casca é rica em fibras e sua poupa em pectina (fibra solúvel).
– Valor Calórico: 100 gramas de goiaba fornecem 69 calorias.
– Propriedades Medicinais: Pela sua riqueza em vitamina C, é uma arma poderosa contra infecções, fadiga, processos alérgicos e hemorragias. Quando consumida com casca, é óptima para o funcionamento do intestino.

Receita: Goiabada Caseira

É simples preparar uma goiabada caseira. Basta um pouco de paciência, pois é um doce que demora para apurar. Pode ser simples ou cascão, aquela que tem na massa pedaços inteiros da fruta. Com queijo mineiro forma o inseparável par “romeu e julieta”. Amolecida e aromatizada com um vinho doce é um excelente recheio para bolos e rocamboles.

Ingredientes 

  • 1 quilo de goiabas
  • açúcar

Dicas:
1. Para que a goiabada fique “cascão” corte algumas goiabas em tiras finas que serão acrescentadas quando o doce já estiver quase apurado, para que cozinhem só um pouco sem desmanchar.
2. Bata ligeiramente as sementes no liquidificador, passe por uma peneira ou coador e aproveite para uma deliciosa geléia (Veja a receita em geléias)

Modo de preparar
1. Partir a goiaba ao meio e retirar as sementes
2. Bater no liquidificador ou no processador de alimentos, até obter uma pasta
3. Medir a pasta obtida em xícaras ou copos e colocar o mesmo volume de açúcar
4. Levar ao fogo, mexendo sempre até ferver.
5. Abaixar o fogo e mexer regularmente até obter o ponto desejado.
6. Deixar esfriar na panela antes de colocar em caixas ou vidros

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